Começando…

EnglishРусский

Concebi este blog como uma ferramenta para me ajudar na montagem de um portfólio e na divulgação do meu próprio trabalho, além de mostrar minha jornada pelos rumos da arte. Aqui vão ser debatidos vários assuntos musicais, principalmente os ligados à Composição. Vou abordar livros, partituras, técnicas e exercícios, vídeos… uma gama enorme de materiais.

Decidi fazer este blog em um “centro” trilíngue, porque assim além de me comunicar com gente do mundo inteiro, vou treinando minha proficiência em línguas que são importantes na minha profissão – por isso a escolha inicial de português (minha língua-mãe), inglês e russo – são línguas que já possuo um bom grau de proficiência e têm muita relevância no contexto da história da música. Planejo adicionar outros idiomas relevantes também mais tarde (como o francês e o alemão), e outros que ajudariam na divulgação maciça do blog (japonês, por exemplo), mas preciso ainda de uma fluência melhor neles.

“Afinal, o que é que um compositor faz de verdade?” é uma pergunta que escuto com muita frequência. A resposta é óbvia, ele compõe. Mas em seguida sempre vêm perguntas sobre como funciona isto. Com certeza, todo músico já ouviu piadas sobre sua profissão ou passou por situações engraçadas, como a típica pergunta “Mas você faz o que pra se sustentar? Digo, como profissão mesmo…”. Mas o compositor sofre esse bullying ainda mais forte, em parte porque o trabalho não é tão aparente pro público (raramente o compositor é aquele showman virtuoso que fica se exibindo no palco) e porque há uma certa confusão sobre o processo de criação musical. A maioria esmagadora (esmagadora mesmo! Chuto uns 99%) das pessoas acredita que compor é só ter uma “inspiração”, sentar e escrever a partitura que voilá!, uma ópera de 5 horas surge do nada no papel. Tudo muito lindo, tudo muito perfeito… mas no mundo real não é assim.

Retirando palavras de meu amigo também compositor, Michael Machado:

Primeiro: Compor não é só sentimento, existem técnicas, ou seja, não é só fechar o olho e esperar a inspiração bater e bum! sai uma composição!

Segundo: pra compor eu acho fundamental saber as seguintes ferramentas:

  • Harmonia – se não souber BEM harmonia, não adianta querer compor algo mais rebuscado, pois quase tudo depende dela!
  • Melodia – existem algumas técnicas onde pode-se fazer milhões de variações sobre um único tema; se você tem uma frase e não está conseguindo criar mais é ai que seu problema acaba!
  • Fraseologia – isso é fundamental pro compositor, pois o estudo de fraseologia vai ajudar e muito na construção de uma frase! Vai entender o que é um período etc;
  • Morfologia – é aqui onde você estuda as formas das musicas, é muito importante, pois o que eu vejo muito hoje é a galera tocando um tema, improviso e volta pro tema. É legal, mas só isso? O improviso é uma composição, só que você cria na hora! Se puder escrever o que você tocou é melhor ainda!
  • Análise – isso é o básico! Pra você entender melhor sobre composição, e qualquer tipo de teoria, você tem que analisar músicas, escutar com a partitura de preferência! Analisar tudo que eu falei ai em cima!

Colocando mais combustível aí, digo também que Percepção é um assunto importante que o compositor deve estudar. Percepção de ritmos, intervalos, progressões harmônicas/cadências, qualidades do acorde, efeitos de orquestração etc. Tudo muito importante para dar possibilidades ao compositor de expressar suas próprias idéias musicais, além de facilitar todo o processo – conseguir compor sem precisar de um instrumento por perto, por exemplo. Cada um desses tópicos vai ser abordado aqui, incluindo citações com fontes  e materiais para pesquisa.

Bom, esta é a proposta do blog! Espero que todos se divirtam com ele, como eu estou!

~ por arssonis em sex, 07/10/2011.

Deixe um comentário

 
